quarta-feira, novembro 02, 2005

Pouco sobre muito

Pouco sobre muito traduz a ideia de que cada vez mais sabemos menos sobre mais áreas. O conhecimento que temos nos dias de hoje tende a ser muito mais superficial do que era há alguns anos atrás. Com a facilidade de divulgação desde o aparecimento dos grandes mass media como a televisão e internet (e o culto inerente aos mesmos) o indivíduo abrange muito mais áreas de conhecimento do que anteriormente, mas com menos profundidade sobre cada uma delas.
Assim, não me proponho a escrever num blog sobre um tema em concreto, mas sim sobre todos aqueles temas que me interessarem, correndo sempre o risco de não aprofundar muito sobre cada um deles, e talvez algumas vezes escrever sob um ponto de vista de principiante, ou em casos extremos, de leigo.


An architect is a man who knows a very little about a great deal and keeps knowing less and less about more and more until he knows practically nothing about everything.
An engineer is a man who knows a great deal about very little and who goes along knowing more and more about less and less until he finally knows practically everything about nothing.
A contractor starts out knowing practically everything, but ends up knowing nothing about anything, due to his association with architects and engineers.
Esta foi uma anedota (não chegaria a tanto) que ouvi uma vez. Sou estudante do 3º ano de arquitectura e uma das razões pelas quais escolhi esta formação foi exactamente pela multiplicidade de áreas que a arquitectura abrange (ou das quais depende), como é ilustrado na primeira frase do trocadilho.

Sem comentários: