segunda-feira, janeiro 30, 2006

Posto de escuta


Innervisions
Stevie Wonder
1973, Motown


Free Your Mind And Your Ass Will Follow
Funkadelic
1970, Westbound


Maggot brain
Funkadelic
1971, Westbound


Cosmic Slop
Funkadelic
1973, Westbound

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Lavandaria vs. galeria



Aproveito para aqui anunciar a abertura de um novo espaço dedicado às artes. Uma antiga lavandaria nas Avenidas Novas será a partir deste mês de Janeiro um espaço de exposição, experimentação e lazer. Um "work in progress" promovendo a interactividade com o utilizador.
Durante o mês de Janeiro alberga a exposição "Lavimpa", mantendo o equipamento da antiga lavandaria praticamente intacto, tal como os antigos trabalhadores o terão deixado.

Pena que esteja no fim, mas ainda podem contar com 6ª e Sábado para a visitar como "Lavimpa", e no mês de Fevereiro com um novo tema.

Sexta 27 - 21.30h - Projecção dos documentários Woomera BreakOut, The Sun Doesn't Shine in the Camp e The Revolution Will Not Be Televised.

Sábado 28 - Festa de encerramento da exposição mensal




Espaço Lavimpa
Av. Paris 22 (metro Areeiro)
4ª a Domingo das 18h às 23h

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Blowing in the wind

Só há uns tempos vi o Any Way the Wind Blows - filme de Tom Barman, a cara à frente dos belgas dEUS - hoje, passadas algumas semanas, apetece-me escrever sobre os fragmentos que ficaram retidos na minha memória.



A introdução do filme deixou-me logo de água na boca. Uma cena ao som de "Summer's Here" dos Magnus (projecto do compositor-guitarrista-cantor-realizador-argumentista para o seu filme de estreia), onde é feita uma apresentação dos personagens, anunciando a segmentação da narrativa - dividida em curtas cenas da vida quotidiana de cada personagem. A "magnificiência" desta introdução deve-se sobretudo à cena em que o dançarino-actor Sam Louwyck (que segundo consta já foi visto na ZDB) percorre um túnel, cruzando-se com as pessoas que aí circulam, e depois à sua dança numa paisagem urbano-ribeirinha. Logo aqui notamos a qualidade da fotografia, que ao longo de todo o filme é uma constante.
A história ou histórias são passadas numa sexta-feira do mês de Junho na Antuérpia.
Passados os 5 minutos iniciais que já nos prenderam ao ecran, as cenas vão sucedendo, abordando temas simples, actuais e bastante interessantes.
Estas diferentes histórias, que parecem fragmentos soltos num mesmo universo, articulam-se de uma forma pouco original e desprovida de grande genialidade numa festa em casa de um dos intervenientes. Esta parece-me uma das maiores falhas do filme, não nos apresenta mais do que o óbvio.
Depois deste momento pouco interessante, segue-se o desenlace e desfecho das histórias individualmente (apesar da sua não conclusão), que volta a surpreender pela positiva, mantendo a linha seguida no início.
De referir que a banda sonora é simplesmente genial (também confesso que não estava à espera de muito menos vinda das mãos de quem vem).
Este é um filme pessoal, em que Tom Barman aborda questões quotidianas que concerteza resultam de uma reflexão prolongada, muito anterior à concepção do filme. Desta reflexão resulta um filme interessante, que poderá ser entendido como uma experiência, não só pela parte do realizador, mas também pela parte do espectador. Um filme a ver.

Trailer e mais informações em www.anywaythewindblows.com



Any Way the Wind Blows
Realização: Tom Barman
Bélgica, 2003

sábado, janeiro 07, 2006

Smells like the sixties

Ver todas as imagens
Foto: Harry Peccinotti

Há uns tempos descobri uma série de imagens das quais imediatamente fiquei fã. Era 1969 quando Harry Peccinotti fez magia e produziu fotografias como as que se vêem aqui. O propósito foi o conhecido calendário da Pirelli (aquele que todo o bom e tradicional mecânico que se preze tem na parede da oficina) e o resultado está à vista. Clickem na imagem, vejam o resto das fotografias e deliciem-se com este bocado desse ano que segundo todos foi memorável - o ano do Woodstock, em que o Pelé marcou o seu 1000º golo, em que os Beatles deram o seu último concerto, em que saiu o Butch Cassidy and the Sundance Kid, e de muitas histórias que muitos concerteza terão para contar.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Instantâneos #1


Foto: Francisco Nogueira


Porque não postar também fotografias? Já que é pouco sobre muito, que seja sobre ainda mais.

Esta foi daquelas em estava com a máquina no sítio certo à hora certa. Praticamente nem precisei de dizer nada aos intervenientes - dois amigos meus - limitei-me a disparar.
Sei que o tema dos All Stars já está bastante gasto, mas é sem dúvida um cliché com pinta.