sexta-feira, outubro 27, 2006

Bom Humor

"o humor (talvez a criação mais singular e mais genial da humanidade)"

Hermann Hesse
in O Lobo das Estepes

segunda-feira, outubro 23, 2006

Ouvir em repeat #5

Anna (El Negro Zumbon)
Pink Martini
Hang on Little Tomato

2004 Heinz


Lembram-se do sample do fim do Frontier Psychiatrist dos Avalanches?

- Can you think of anything that talks other than a human?
- Hum... A bird?
- Yeah. Sometimes a parrot talks. Yes, some birds are funny when they talk. Can you think of anything else?
- Hum... A record?
E começava o tal sample.

Quando vi o Caro Diário do Nanni Moretti, numa cena na 2ª parte, a das ilhas, em que ele está no café e começa a ver na televisão uma mulher a cantar com uma banda, logo reconheci a melodia. A mesma do tal sample. Ainda tentei encontrar a banda sonora do filme, que diga-se de passagem é magistral, mas em vão.
A semana passada, dei com a minha companheira de piso a ouvir um tal CD de uns tais Pink Martini que lhe tinham emprestado. Era a mesma música. E tenho-a repetido, repetidas vezes, na última semana.
Pelo que vim a saber depois de consultar o AMG allmusic o original é de um tal Esquivel dos anos 50/60. Ainda não encontrei a gravação... Se alguém a tiver...

quarta-feira, outubro 11, 2006

Funerais molhados

Porque é que chove sempre que aparece uma cena de um funeral num filme?

Depois de ver o About Schmidt há uns dias, surgiu-me esta dúvida. Realmente, se formos a ver, provavelmente são mais as vezes em que chove durante um funeral que se passa num filme do que aquelas em que não. Porque será? Será que o S. Pedro também conhecia o defunto e está chorando a sua morte? Lá volto eu à questão dos clichés, mas realmente é um cliché. Querer dar um determinado ambiente a uma cena através de um recurso como este é banal, vulgar e ordinário. Ainda por cima com as dificuldades (serão assim tantas, pergunto-me?) de filmar uma cena em que chove. Das duas uma, ou esperamos pelo dia certo (e cruzamos os dedos à espera que o boletim meteorológico do jornal da noite anterior seja fidedigno) ou simulamos chuva (e temos que fretar um carro dos Bombeiros Voluntários dos Olivais - que por sinal foi comprado em 2ª, 3ª ou 4ª mão a uma corporação de Bombeiros no Luxemburgo e que, devido à idade avançada, parte a bomba da água num simples procedimento como simular chuva para uma cena de um filme - e esperar, e pagar, mais 2 horas de filmagens para que chegue um segundo carro - é verídico, assisti a uma cena destas numa filmagem de um filme de publicidade). Tudo isto porque naquela cena do funeral o realizador precisava de dar um ambiente mais pesado, coisa que com a chuva seria ideal, até faz a analogia com as lágrimas.
Digam-me se realmente isto não é cliché?

segunda-feira, outubro 09, 2006

(re)Abertura de Temporada

Como alguns de vós outros sabeis, encontro-me neste momento a viver em Barcelona. Mais precisamente durante 5 meses, até meados de Janeiro ou princípios de Fevereiro (gosto destas expressões: "meados" e "princípios"). A razão é muito simples, dispensa apresentações, e não é muito original, o tal programa Erasmus de que eles falam no L'Auberge Espagnole do Roman Duris. O motivo pelo qual quem visita este blog não tem visto nada de novo desde Julho não é este facto, mas acaba por também estar com ele relacionado. Uma conexão à Internet pouco regular desde fins de Julho (para completar: "princípios", "meados" e "fins") e uma certa preguiça têm sido as principais razões.
Assim, depois de explicada esta "ausência", anuncio a reabertura deste sítio da Internet, se bem que nunca fechou. Chamar-lhe-ia sim uma reabertura de temporada, como lhe chamam os caçadores.
Caçar ideias. Ou ideias que nos caçam a atenção.
(referência a hunting ideas)