domingo, fevereiro 19, 2006

Falar (e ouvir) sobre Cinema

Esta quinta-feira, dia 23, inicia-se um ciclo de conferências sobre Cinema na Faculdade de Arquitectura. A organização está a cargo do recém nascido núcleo da Cinema da FA-UTL do qual faço parte.
Para marcar o nascimento do núcleo, amanhã, segunda-feira, serão projectadas curtas-metragens do início da história do Cinema nos 3 átrios do pavilhão de Arquitectura da faculdade. Irmãos Lumière, George Méliès e uma série de autores portugueses da mesma altura. Para quem não conhece, vale a pena ver. Durante todo o dia na Faculdade de Arquitectura.


Fotograma de Johnny Guitar, Nicholas Ray (1954)

Fica aqui o Press Release do ciclo.

O recém criado Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da UTL apresenta um ciclo de conferências sobre Cinema que se iniciará com uma conferência proferida por João Bénard da Costa, subordinada ao tema " Memória e Cinema".
Este Núcleo que tem como primeiro objectivo aprofundar as relações disciplinares entre o Cinema e a Arquitectura, nesta primeira acção pretende focar alguns temas centrais da cultura cinematográfica.
O ciclo terá lugar nas instalações da Faculdade, no pólo universitário da Ajuda, a partir da próxima 5ª feira, dia 23 de Fevereiro, prolongando-se até Abril, conforme a seguinte programação:

23.02.06 - "Memória e Cinema", por JOÃO BÉNARD DA COSTA, Presidente da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
09.03.06 - "Cinema e Cinema", por PEDRO COSTA, Cineasta
16.03.06 - "Acção e Cinema", por MANUELA DE FREITAS, Actriz
23.03.06 - "Técnica e Cinema", por JOAQUIM PINTO, Cineasta, Técnico de Som
30.03.06 - "Realidade e Cinema", por CATARINA MOURÃO, Cineasta
06.04.06 - "Teoria e Cinema", por JOÃO MÁRIO GRILO, Cineasta, Professor Universitárip

Para mais informações contactar:
José Neves, Arq.
T. 918353727
jose.neves.atelier@mail.telepac.pt

1 comentário:

laranjisa disse...

olá...sabes-me dizer só as horas a que começam as conferências e se é necessário inscrição...sou do porto e é um bocado dificil dependendo das horas...eu sei que deste o contacto da pessoa responsável mas se soubesses só essas duas coisas :) beijo e obrigada